Siga essas dicas infalíveis e se torne a melhor!

Sou assessora de casamentos desde 2010 e amo meu trabalho! Hoje não me imagino fazendo outra coisa! Estou sempre pensando em novas possibilidades dentro do meu negócio e também no meu mercado. Busco sempre inovar para atrair novos clientes. Mas estaria mentindo se dissesse que foi um mar de rosas desde o início. Ah não foi mesmo! Mas aí é que está a graça de ser empreendedora! Nunca estaremos em um marasmo, pois ou você se movimenta, ou o mercado te engole! Então, para você que está iniciando neste mercado maravilhoso dos casamentos, e buscando o seu lugar ao sol como Cerimonialista, tenho 4 dicas para você ser uma profissional de sucesso!

  1.  Seja Empreendedora e encare seu trabalho como um negócio
    A minha principal busca quando comecei a trabalhar como cerimonialista foi justamente passar esta imagem às noivas, uma imagem 100% profissional e de um negócio sério e bem organizado. Isso só foi possível graças às minhas experiências profissionais anteriores e também a um fator decisivo: o contato que tive com o Sebrae. Sou fã do Sebrae por tudo o que eles desenvolvem para ajudar os empreendedores. Fiz vários cursos que me ajudaram a criar e desenvolver o meu plano de negócios e isso me deu uma visão muito clara do caminho a seguir e do que eu precisava fazer para ter sucesso. Se eu puder te dar um conselho, sem dúvida seria esse: Faça um plano de negócios muito bem feito!
  2. Estruture a sua empresa
    Durante um tempo eu ministrei cursos para cerimonialistas que estavam iniciando no mercado, e uma das coisas eu frisava era sobre os procedimentos que são essenciais para toda empresa. Quem trabalha como Assessora de Casamentos precisa ter planilhas de Check List muito bem elaboradas, roteiros, cronogramas, etc. Contudo, o mais importante é que você tenha seus próprios métodos, que você compreenda cada procedimento e cada etapa de todo o processo da sua empresa. Você precisa ter total domínio disso, e isso te leva à próxima dica.
  3. Seja uma pessoa organizada. Muito organizada!
    Ser Assessora de Casamentos é sinônimo de ser uma pessoa organizada! Fato! Se você ainda não é, busque meios para ser! Pense que você vai organizar um evento único, em um momento muito especial na vida de um casal, que está investindo muito para aquele momento. Você precisa ser uma pessoa organizada e precisa transmitir isso para sua cliente! A tranquilidade dela depende da sua organização. E acredite, não há nada melhor do que ouvir da sua cliente na semana do casamento a seguinte frase que já ouvi diversas vezes: “Ah, Rita! Estou tão tranquila, pois sei que está tudo organizado em suas mãos!’.
  4. Organize seus horários e tenha disciplina
    Não se engane, ter seu próprio negócio é maravilhoso, mas requer muita disciplina! Você não terá o horário fixo como o de um funcionário em uma empresa, terá a liberdade de fazer seus próprios horários, mas você deve ficar atenta em relação à todas as tarefas que deve cumprir. O fato é que você não terá um chefe, mas sim VÁRIAS chefes! Cada uma de suas noivas clientes é uma nova “chefe”, rsrsrs… Claro que estou falando no sentido figurado, mas foi pensando assim que consegui ter noção da responsabilidade de uma empresa com seus clientes. E também pude me organizar melhor para atendê-las bem, mesmo quando (na maioria das vezes) preciso agendar reuniões e atendimentos fora dos horários convencionais.

Enfim, dedique-se ao extremo e trabalhe com muito amor, essa sem dúvida é a melhor fórmula para o sucesso de todo e qualquer negócio. Espero ter ajudado com essas dicas e desejo que você seja uma profissional de sucesso! O mercado sempre precisa de ótimos profissionais!

Rita Martins

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Graduada em Turismo e Eventos e pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios. Trabalhou na ACIT – Associação Comercial e Industrial de Taubaté, como responsável pelo departamento de cursos por 12 anos, onde se desenvolveu também como palestrante. Trabalha com eventos corporativos desde 2003, como organizadora, consultora e palestrante, já ministrou vários cursos, tendo treinado aproximadamente 1.500 pessoas em empresas como: Editora Santuário (Aparecida/SP), Tursan, ACIT, Volkswagen, Multionic, Sindicato dos contabilistas, SEAAC, ACITRE, Pizza 1 e Espetinho 1 e Anhanguera. Passou a trabalhar também com eventos sociais em 2010, quando iniciou seu próprio negócio, a Rita Martins Cerimonial, voltando assim toda a sua experiência em eventos corporativos também para eventos sociais.

 


2 comentários

Ana Paula Vieira · 15 de Fevereiro de 2018 às 23:45

Excelente texto Rita, obrigada por mais uma vez compartilhar seus conhecimentos conosco.

Gisele de Luna · 15 de Fevereiro de 2018 às 21:00

Parabéns Rita! Compartilho de suas ideias, e propósito para ser reconhecida como uma excelente Cerimonialista.

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